"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

quarta-feira, 24 de março de 2010

Estudo - OS NASCIDOS DE DEUS - Parte 4


OS NASCIDOS DE DEUS - PARTE 4

Jesus reafirma que Deus é luz, uma vez que na Luz não há trevas nenhuma.


O apostolo Paulo é categórico ao dizer: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder" (1Co 2:4). Que é o Espírito e o poder que Paulo demonstrava em suas pregações? A palavra de Cristo, conforme se lê: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são Espírito e vida" (Jo 6:63).

Ora, o evangelho anunciado pelo apóstolo Paulo expõe (demonstração) no que consiste o Espírito e o poder de Deus, referência clara a mensagem de Cristo, que se constitui Espírito e vida.

Enquanto Jesus demonstra que as suas palavras concedem vida, Paulo destaca o poder contido na palavra que produz vida. Há equivalência entre as palavras de Cristo e a mensagem de Paulo, elas não se contradizem.


Nascidos de Deus 'Não Peca' ou 'Não Vive Pecando'

"E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça" (Rm 6:18)

"Qualquer que permanece nele não peca" ( 1Jo 3:6 a) (Almeida Revista e Corrigida - VRC)

Segundo Dr. Benedito de Paula Bittencourt em seu livro, O Novo Testamento: metodologia da pesquisa textual, a ação verbal no tempo presente é contínua, durativa, em progresso e só a expressão 'não vive pecando' reflete esse tipo de ação; quando afirmamos 'não peca', rejeitamos qualquer tipo de continuidade.
A ênfase na asserção: "Qualquer que permanece nele não peca", está em permanecer em Cristo, única forma de submissão ao jugo de Cristo, pois é próprio aos servos d'Ele (justiça) 'não pecar' (Jo 8:34).

O que João procura destacar aos seus leitores é o mesmo que demonstrou Tiago: a obra perfeita da fé, que se resume na perseverança! (Tg.1:4).
Qual a denotação da frase: "Qualquer que permanece nele não peca"? Significa que, qualquer homem que permanece unido a Cristo pela fé não está sob o jugo do pecado. Ora, permanecer indica uma ação verbal contínua e durativa que tem como resultado: 'não peca'. Só é possível perdurar o resultado 'não peca' enquanto o homem permanecer em Cristo.
Observe que a condição 'não peca' depende da ação verbal do termo "permanece". Enquanto se permanece em Cristo, a condição 'não peca' perdura ('transita' a ação verbal estabelecendo um novo estado de coisas).
A conotação da asserção: "Qualquer que permanece nele não peca" é de esclarecimento, definição. O apóstolo João, neste verso, continua conscientizando os seus leitores acerca da nova condição daqueles que se tornaram filhos de Deus, para evitar que alguém os enganasse (1Jo 3:1 -6).


A bíblia demonstra que o homem vive em pecado, e não que ele vive pecando. O homem vive em pecado, ou está morto para Deus no pecado porque esta condição é herdada de Adão. Isto não significa que o homem precisa cometer pecado constantemente para estar em pecado, antes, por estar em pecado, é que se peca.

Basta ao homem estar em Cristo, ou viver em Cristo, que deixará a condição de estar ou viver em pecado. Ora, aquele que está em Cristo, nova criatura é, e 'não peca', pois esta nova condição perdura naqueles que permanecem em Cristo.
Ninguém vive vinte e quatro horas por dia pecando (cometendo erros). O homem vive em pecado, e, por isso, peca, o que não significa que os homens vivem pecando. Enquanto dormem os homens vivem, porém, não dormem pecando. Um monge vive em pecado, porém, não vive pecando diuturnamente. Até mesmo os homens mais desregrados dormem, e a condição 'vive pecando' deixa de ser factível.

"E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas (...) Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" (1Jo 1:5-10).
"E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados. E nele não há pecado. Todo aquele que permanece nele não peca. Todo que peca não o viu nem o conhece" ( 1Jo 3:5 -6).
Em I Jo. 3: 5- 6 temos uma mensagem de conscientização dos cristãos acerca da obra de Cristo (tirar os nossos pecados), e da nova condição daqueles que n'Ele estão (Nele não há pecado).
Já em I Jo. 1: 5- 10, apesar de o apóstolo João escrever a cristãos, o objetivo do texto é outro. Ele trouxe à lembrança dos cristãos qual foi a mensagem que João ouviu de Cristo e depois retransmitiu aos cristãos "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos..." ( 1Jo. 1:5 ).
'Todo aquele que permanece nele' diz dos cristãos (1Jo 3:6).

Agora, quem ouve a mensagem 'Deus é luz...' e contra argumenta: "Tenho comunhão com Ele, e anda em trevas (ou seja, não tem comunhão), é mentiroso (1Jo 1:6). Se diante da mensagem 'Deus é luz', o descrente disser que não tem pecado, está enfatuado em si mesmo (v. 8). Ou pior ainda, se alguém ouvir a mensagem 'Deus é luz' e alegar que não peca, como foi o caso dos judeus que criam em Cristo, acusa a Deus de mentiroso (v. 10).
O apóstolo Paulo na carta aos Romanos anuncia que “todos pecaram”, do mesmo modo, Jesus alerta que “todos precisam nascer de novo”, visto que os nascidos da carne são carnais, ou seja, estão em pecado. Não é diferente a mensagem do apóstolo João, quando demonstra que, qualquer que diz que não peca, ou seja, que não é servo do pecado, é mentiroso (Jo 8:34).
Quantas vezes diante da mensagem de Cristo os religiosos O rejeitaram por considerarem que não eram pecadores? "Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece" (Jo 9:41); "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (Jo 8:24); "Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado" (Jo 8:33, 34); "Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado" (Jo.15:22); "Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo, mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz" (Jo 11:9, 10).
Esta foi a mensagem de Cristo: "Deus é Luz", porém, os homens rejeitaram-na, alegando que eram filhos de Abraão.
Quando o cristão anuncia o evangelho é necessário demonstrar aos homens que 'Deus é Luz, e que nele não há trevas nenhumas’, ou seja, para estar em Deus é necessário ser nascido d’Ele. Mas, como demonstrar esta verdade? Ora, basta anunciar a Cristo, pois Ele é a Luz verdadeira que veio ao mundo (Jo 1:9), que revelou o Pai (Jo 1:18).
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário