"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

quarta-feira, 24 de março de 2010

Estudo - OS NASCIDOS DE DEUS - Parte 3



OS NASCIDOS DE DEUS – PARTE 3



Os filhos deste Mundo



"E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz"(Lc. 16:8)



Em seus ensinos, Jesus demonstrou que existem os "filhos deste mundo" e os "filhos da Luz". Para entender a doutrina de Jesus é preciso compreender como nascem os filhos deste mundo e qual a condição deles diante de Deus.


As perguntas a serem respondidas são: Quem são os filhos deste mundo? De quem eles são gerados?



Através das declarações de Jesus verifica-se que a relação dos filhos deste mundo com Deus é totalmente diferente da relação estabelecida com os filhos da luz.


Os filhos deste mundo são completamente opostos aos filhos da luz, tanto na origem quanto na natureza.



Os filhos deste mundo referem-se especificamente aos homens. Como? Ora, sabemos que Deus 'amou o mundo de tal maneira', ou seja, Ele amou todos os homens indistintamente. Quando se lê que Deus amou o mundo, isto significa que Ele amou os 'filhos deste mundo' (Jo 3:16).



Todos os homens descendem de um único homem: Adão. Todos os homens foram e continuam sendo gerados segundo a semente de Adão. Todos os homens por serem descendentes de Adão são filhos deste mundo.



A bíblia demonstra que Adão pecou, e, por isso, todos os homens foram julgados e condenados em Adão. Quando a bíblia demonstra que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, ela não aponta a moral e a conduta dos homens como sendo causa da condenação da humanidade ( Rm 5:18).



Não são as condutas "reprováveis", do ponto de vista da moral e do comportamento humano, que determinam a condição de sujeição ao pecado pertinente aos filhos deste mundo.



A bíblia demonstra que todos os homens tornaram-se participantes da natureza pecaminosa de Adão, por descenderem da carne e do sangue, ou seja, da semente corruptível de Adão (Jo 1:12).



Os judeus também reconheciam que os homens fora da comunidade de Israel eram pecadores, porém, consideravam que, por serem descendentes de Abraão, haviam deixado a condição de pecadores. Consideravam que eram bem-aventurados em Abraão por causa da promessa feita à sua descendência.



No entanto, esqueceram que, mesmo sendo descendentes de Abraão segundo a carne continuavam filhos de Adão. Esqueceram que continuavam sendo filhos de Adão do mesmo modo que todos os outros homens (gentios).



Se os judeus lembrassem ou compreendessem os escritos do profeta Isaias, veriam que eles ainda eram pecadores, mesmo sendo descendentes de Abraão.



Isaias demonstrou que os interpretes de Israel estavam equivocados, quando anunciou o pecado de Adão. O primeiro pai (Adão) vendeu todos os homens como escravos ao pecado, sem distinção alguma: judeus e gentios "Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim" ( Is 43:27).



Os doutores da lei prevaricaram, ou seja, não consideram que todos os filhos da carne de Abraão continuavam filhos de Adão, e, portanto, pecadores.


Deus apontou a causa da transgressão de Israel e Judá: Adão! Porém, os mestres da lei faltaram com o dever para com Deus (prevaricar). Não ensinaram o que era reto segundo a palavra que o Senhor falara. Embora eles fossem filhos de Abraão segundo a carne, continuavam sob a maldição de Adão, o primeiro pai de todos os homens.


Como é possível ao homem ver-se livre de tal maldição, uma vez que ser descendente de Abraão não livra o homem de tal condição (condenação)?


Há muito, os filhos de Israel foram alertados, que somente aqueles que circuncidam os seus corações por meio da fé hão de ser contados como filhos de Deus, assim como aconteceu com o crente Abraão ( Dt 10:16). Os verdadeiros filhos de Abraão são aqueles que, por meio da fé, circuncidam o coração, obra exclusiva de Deus.


Abraão foi justificado por Deus pela fé, mas, a fé de Abraão de nada aproveitou aos seus descendentes segundo a carne, pois eles continuaram sendo filhos da desobediência de Adão. Por mais que invocassem a paternidade de Abraão, jamais estariam livres da origem Adâmica.


Os filhos da desobediência de Adão são nomeados de várias maneiras. Dentre elas destacamos: filhos da ira, filhos da desobediência, filhos de Adão, filhos deste mundo, filhos do diabo, filhos das trevas, homem natural, homem carnal, etc.


A bíblia demonstra que todos de igual modo estão destituídos da glória de Deus sem qualquer referência às qualidades morais, intelectuais ou comportamentais do homem. Sobre os filhos deste mundo pesa um juízo e uma condenação decorrente da desobediência de Adão, que só é possível removê-la através da obediência do Descendente de Abraão, que é Cristo (Rm. 5:18).



A melhor figura bíblica que ilustra a verdade da sujeição da humanidade ao jugo do pecado é figura da escravidão. Todos os homens foram vendidos como escravos ao pecado quando Adão desobedeceu à seguinte lei “... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás,..." (Gn 2:16).



Desta forma, quando o 'primeiro pai' da humanidade (Adão) pecou, ele vendeu-se como escravo ao pecado, e com ele todos seus descendentes (filhos).


O apóstolo Paulo utiliza este comparativo para falar da condição do homem sob o domínio do pecado, quando disse: “... mas, eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado" (Rm 7:14). Ao estabelecer o comparativo 'como escravo’, Paulo demonstra que, assim como os filhos dos escravos submetem-se ao senhor de seus genitores, toda a humanidade passou à condição de submissão ao pecado por causa de Adão, o primeiro pai da humanidade.


Como o pai da humanidade (Adão) vendeu-se ao pecado, os filhos de Adão nascem escravos, assim como era o caso dos filhos dos escravos que nasciam sob o jugo da servidão.


Ora, quem se vendeu foi Adão, visto que, é impossível ao restante da humanidade pecar à semelhança da transgressão de Adão, pois tal transgressão (desobediência) sujeitou toda a humanidade "No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram a semelhança da transgressão de Adão..." (Rm 5:14).


Por que os homens não podem pecar à semelhança da transgressão de Adão? Porque a transgressão de Adão vendeu toda a humanidade ao pecado da mesma forma (como) quando um homem era vendido como escravo a um senhor.


Não há como um escravo ou os ‘seus filhos’ venderem-se novamente ao seu senhor, e, portanto, não há como a humanidade pecar a semelhança da transgressão de Adão.


Todos os filhos de escravos também são escravos. Da mesma forma, todos os filhos de Adão nasceram escravos e destinados à morte. Por si só o homem nascido na condição de escravo do pecado não podem piorar e nem melhorar a sua condição diante de Deus.


As injustiças dos filhos de Adão (humanidade sem Cristo) não os tornam piores diante de Deus, e nem mesmo os seus atos de justiça melhora suas condições diante de Deus, uma vez que, os filhos deste mundo não pertencem a Deus.


Todos os filhos de Adão são servos do pecado, e pesa sobre eles um juízo e uma condenação. A penalidade é a morte, que só em Cristo pode ser removida.




Os filhos da Luz

"Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles" ( Jo 12:36)


Quem são os filhos da Luz? Como um 'filho deste mundo' torna-se 'filho da Luz'? Qual a condição dos filhos da Luz?

Todos os homens são descendentes de Adão porque nasceram da vontade da carne, do sangue e da vontade do homem "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1:13).

Os filhos de Deus não nascem segundo a carne, não são provenientes do sangue e nem da vontade do homem. Os filhos de Deus nascem de Deus segundo a sua vontade, conforme se lê: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1:12,13).

Como um filho deste mundo passa à condição de filho da luz? Qual é a vontade de Deus para que os homens sejam contados como seus filhos?
A vontade de Deus é que todos os homens sejam contados como seus filhos e através do evangelho os filhos deste mundo têm a oportunidade de se tornarem filhos da Luz.
Jesus (a verdadeira Luz que ilumina os homens) disse aos judeus que eles precisavam crer na Luz para serem filhos da Luz, ou seja, todos os homens precisam crer em Cristo para serem filhos de Deus.
Todos que crêem em Cristo recebem de Deus poder para serem feitos (criados) seus filhos "Mas,
a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (Jo. 1:12).
Para que os 'filhos de Adão' (que estão sob condenação) deixem a condição de escravos do pecado e sejam contados como 'filhos de Deus' é necessário nascerem de novo.
Para o homem nascer de novo segundo a vontade de Deus é necessário crer em Cristo, pois esta é a vontade de Deus: "Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" (Jo 6:29).
Sobre o novo nascimento (regeneração) o apóstolo Pedro disse: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" (1Pe 1:23).
Todos os que em todos os lugares crêem em Cristo conforme as Escrituras são de novo gerados segundo o eterno poder de Deus, tornando-se uma nova criatura, livre de condenação, inculpável, santa, justa e participante da natureza divina "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo" (2Pe 1:4).
Todos os que crêem em Cristo conforme diz as Escrituras foram de novo gerados e são novas criaturas (2Co 5:17). Todos os que crêem estão ‘em Cristo’ e Cristo neles (Jo 17:21).
De acordo com o apóstolo Paulo, antes (noutro tempo) os cristãos eram trevas e agora são luz no Senhor (Ef 5:8). Antes, velha criatura, agora nova criatura ( 2Co 5:17 ). Antes, vasos para desonra, agora vasos para honra (Rm 9:21). Antes, servos do pecado, hoje servos da justiça.
Antes, homens carnais e filhos da desobediência de Adão, agora homens espirituais e filhos de Deus por intermédio da fé no último Adão (Cristo).
A ação divina (obra) centra-se na natureza do homem, e não em sua conduta. A obra sobrenatural do Espírito de Deus é gerar homens segundo a sua natureza, sem qualquer dependência com a moral e o comportamento humano.
O novo homem para ser gerado de Deus não depende de regras provenientes das relações humanas, antes é por fé (evangelho) somente.
Agora, analisemos a condição do novo homem gerado em Cristo:

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário