"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

domingo, 11 de abril de 2010

Jesus Cristo, nosso Cordeiro Pascal!


JESUS CRISTO, NOSSO CORDEIRO PASCAL


A Páscoa, para o judeu, é a passagem da escravidão do Egito para liberdade na terra de Canaã, a terra prometida. Páscoa significa: passagem.Foi nesta páscoa judaica (que prefigurava a obra de Cristo) que Jesus celebrou a sua páscoa, isto é, a sua passagem da morte para a vida da ressurreição dentre os mortos. Estas duas ceias, a judaica e a cristã, podemos ver no evangelho de Lucas 22.
Nos versículos 14 a 18, temos a páscoa judaica; nos versículos 19 a 20 temos a páscoa cristã. Perceba que o cálice do versículo 17 é da páscoa judaica, mas o cálice do vesículo 20 é da páscoa cristã. No segundo cálice Jesus diz: "Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós". O primeiro cálice é a antiga aliança; o segundo cálice é a nova aliança. O primeiro cálice lembra o sangue de animais; o segundo cálice lembra o sangue de Jesus.
Assim, a páscoa cristã tomou o lugar da páscoa judaica. Quando comemoramos a páscoa, ao tomarmos a ceia do Senhor, comemoramos a páscoa cristã. É a nova aliança no sangue de Cristo, é a passagem da morte para a vida da ressurreição. É a nossa esperança da vida abundante e vida eterna. Paulo exalta a obra de Cristo, nos chamando para comemorá-la. E completa dizendo quem é o nosso amado Senhor Jesus: "Cristo, nosso Cordeiro pascal" (1 Corintios 5.7).
O mais importante da Páscoa, é que nela Jesus ressuscitou dos mortos, Ele venceu a morte! Ele não ficou na sepultura, mas saiu dela trazendo as chaves do inferno e da morte. "Pela morte Ele aniquilou o que tinha o império da morte, isto é, (aniquilou) o diabo"(Heb.2:14).
Ele entrou na sepultura como Cordeiro Pascal e saiu como O Vitorioso Leão da Tribo de Judá. Essa é a ordem de Deus:"Assim pois comereis: ...esta é a Páscoa do Senhor. ...E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor: em todas as vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo." Êxodo 12:14. É na páscoa que recebemos nossa maior vitória como filhos de Deus! "Porque Cristo, a nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, ...com os pães ázimos da sinceridade e da verdade". I Corintios:5:7.
Comemoremos pois, a verdadeira Páscoa. O Senhor quer passar a Páscoa conosco. Que todos tenham uma Feliz Páscoa com o Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus!

2 comentários:

  1. Páscoa momento feliz de rever coisas,de renovo,de passagem da velha vida para um novo momento,é mesmo a saída do Egito da terra de opressão,da vida de miséria para alegria de uma nova vida em uma terra prometida.Páscoa é renovar,é passar por cima de pecados é momento de reflexão e paz.

    ResponderExcluir
  2. páscoa um dia especial e feliz de rever coisas, passaguem da velha vida.
    páscoa é o melhor dia ñ porque ganhamos ovos da páscoa para mim esse dia é o dia da reissureição de JESUS CRISTO. Pois depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um selbucro, onde ali permaneceu, até
    que seu corpo e seu espirito foram reunificado.
    luanna
    beijos feliz páscoa

    ResponderExcluir