"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

TEMPO DE RESGATE

RESGATANDO AS FESTAS BÍBLICAS EM NOSSO MINISTÉRIO
Amados,

Quando iniciamos o nosso ministério em 1999, tínhamos como prática a celebração das Festas Bíblicas. Neste ano de 2010, estamos resgatando esta vereda e cremos que o Senhor tem grandes coisas a revelar com este resgate. Nossa motivação de ministrarmos a respeito das Festas provém do Espírito de Deus em nossos corações, pois temos entendido ser este o tempo do Senhor restaurar todas as coisas.

Nas escrituras encontramos incontáveis sinais, para aqueles que são do Senhor, e que desejam ardentemente estar em comunhão com Deus. O maior dos sinais chamamos de “O Relógio de Deus”, que são as Festas, ou As Festas do Cordeiro. Porque Jesus, O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, está presente em cada detalhe destas festas.

Em cada Festa(solenidade em comemoração de um fato importante), temos princípios que são liberados, tudo possui um significado especial. Nas Festas temos símbolos do que se está celebrando, temos sempre as comidas cerimoniais que são servidas. A alegria e a adoração sempre estão presentes, porque as Festas, não são contemplativas e sim participativas.

A celebração das festas tem como único objetivo: lembrar o homem sobre o espiritual, levando-o a um relacionamento com seu criador. O único objetivo do Altíssimo é atrair o homem para si novamente, como era no início, o relacionamento entre o homem(antes do pecado) e o Eterno.

O Grande e ilimitado AMOR de Deus está sempre presente em tudo que Ele faz, apontando para prosperidade plena do homem, através da obediência a Sua Palavra. Todas as vezes que o Homem obedece a Palavra de Deus, as bênçãos o acompanham... é a lei da semeadura e colheita.
Se você plantar feijão, vai colher feijão, se plantar pepino, vai colher pepino, se plantar obediência a Palavra de Deus, vai colher bênçãos; o inverso também é real! Leia Dt. 28;1, 2. As bênçãos virão e te seguirão mediante a obediência. Os versos seguintes descrevem todas as bênçãos de saúde, prosperidade, fecundidade, alegria, paz, proteção e tudo que o homem necessita.
As Festas foram estabelecidas para serem celebradas, comemoradas, com um propósito: glorificar unicamente ao criador. As Festas do Senhor apontam para as vitórias que Ele estabeleceu para o homem através do Seu Ungido Jesus – Yeshua Mashiach. Todas as Festas da Bíblia apontam para o Messias de Israel – Jesus – o filho do Deus Altíssimo que foi enviado à terra para unir o homem ao Pai. Todas as Festas apontam para o fim, para o Cordeiro, para a parusia, ou sejea, a segunda vinda do Messias.
Portanto, ao comemorar as Festas do Senhor, você é abençoado!
Não temos a menor intenção de criticar aqueles que não celebram as festas, ou sequer de defender nosso entendimento acerca do assunto contra aqueles que possam nos criticar, o que é certo para nós é que Deus que nos revelar algo profundo enquanto nos alegramos em sua Presença, e então, atentos a Deus, é que celebramos e ensinamos sobre AS FESTAS DO CORDEIRO.

Abaixo esclarecemos o que vem à ser as Festas Bíblicas e a razão pela qual comemoramos.
O Brasil é muito conhecido no exterior pela sua alegria, talvez, esta seja uma das qualidades que Deus vai usar para atrair as nações para JESUS, através da Igreja brasileira. Mas, antes de festejarmos o avivamento, precisamos compreender como e para quê, Deus estabeleceu Suas Festas.
Quando e como houve a primeira Festa Bíblica?

Depois de mais de quatrocentos anos de cativeiro no Egito, Deus chamou Moshe/Moisés para ser o libertador de Israel. Deus treinou Moisés de todas as maneiras possíveis: perseguição desde o nascimento, milagres ainda criança, sustento e provisões sobrenaturais vivendo perto de sua família natural e ao mesmo tempo sendo treinado e alimentado junto aos príncipes do Egito. Depois de "fazer justiça" com as próprias mãos, Moisés com quarenta anos de idade, foge para o deserto. Moisés não sabia que isto também fazia parte do treinamento de Deus na sua vida.

Passados mais quarenta anos, quando Moisés já havia esquecido tudo que havia aprendido no Egito, o Senhor lhe aparece em meio a uma sarça e o convoca para o Ministério libertador. Após relutar, mas com a garantia da presença do próprio Deus, Moisés vai até Faraó (figura de satanás), para libertar o povo e depois de nove pragas, que Deus enviara sobre o Egito, ele, a mando do próprio Deus estabelece a primeira de todas as Festas Bíblicas PESSACH (passagem ou páscoa). Ou seja, ainda no território dominado pelo inimigo(Egito), houve a primeira Festa – Celebração da Páscoa.(Para melhor entender o texto acima, leia o Livro de Shemót/Êxodo – capítulos de 1 à 12.

Afinal de contas, de quem são as Festas?
Infelizmente, ainda hoje, muitos cristãos dizem que as festas são dos judeus. Esta tem sido uma das armas do nosso inimigo, o engano, cegando o entendimento e enganando até os eleitos, como o Senhor JESUS profetizou em Mateus 24:24.

Mas, glória a Deus, que nos deu o Seu Espírito Santo para nos revelar todas as coisas e compreender o que havia sido escondido por trás da letra. Apesar de ser tão claro, só com olhos espirituais podemos sair do engano de séculos. Vejamos alguns textos:
Em Êxodo 5:1, o Senhor diz para Faraó através de Moisés e Arão: "Deixa meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto". Quem disse? Deus! A festa era para quem? Para Ele mesmo!
Em Êxodo 10:9 Moisés respondendo para Faraó disse: "Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, porque vamos celebrar uma festa ao Senhor."
Quem deveria participar da festa?
Todos! Aqui podemos entender profeticamente, que está chegando o tempo em que os pais da Igreja (aqueles que iniciaram a obra em nossas cidades e denominações), celebrarão as Festas do Senhor.

E ainda mais, as ovelhas significam qual era a forma de sustento deles e os bois o seu meio de transporte e trabalho(trator da época). Isto nos faz entender, que está para acontecer, o dia em que os eventos mais importantes no calendário da Igreja, serão as Festas do Senhor e a Sua Noiva não poupará esforços para realizá-las.
Em Êxodo 23:14, Deus diz, que três vezes ao ano deveriam aparecer diante dele para festejar e dá as datas. Já em Levítico 23:2 Deus afirma: "... Estas são as minhas festas, as festas fixas do Senhor, que vocês proclamarão como reuniões sagradas". Deus é o dono das festas. Ele é um Deus festeiro!

As Festas acabaram com a vinda de Cristo?
Não. Para cada convocação que o Senhor fez, Ele mesmo declarou que era estatuto perpétuo, vejamos no capítulo 23 de Levítico os versos:
14 - falando acerca da Festa de Pães Asmos (ou sem fermento) que é uma das celebrações da grande Festa de Pessach (Páscoa), que é um estatuto perpétuo.
21 - aqui fala acerca da Festa de Pentecostes (Shavuoth), que é um estatuto perpétuo.
31 - falando agora de Yom Kipur (Dia da Expiação) também como estatuto perpétuo.
41 - e para terminar fala da Festa de Succoth (Tabernáculos) como estatuto perpétuo.

São muitas as Festas do Senhor, as quais são divididas em Festas Perpétuas( Festa de Pessach(Páscoa); Festa de Pentecostes/Primícias(Shavuoth); Yom Kipur(Dia da Expiação) e Festa de Succoth(Tabernáculos) e Festas não perpétuas(Purim; Trombetas, Chanukah(Luzes), entre outras.
Segundo o Dicionário Huaiss, vejamos o que quer dizer estatuto perpétuo(mencionado em Lv. 23:14, 21, 31 e 41). Afinal de contas, não é todo dia que usamos estas palavras em nossas conversas.

Estatuto: regulamento; conjunto de regras.
Perpétuo: durável; inalterável; eterno; perene; vitalício; contínuo; ininterrupto.

Deus estabeleceu as regras eternas para as Suas Festas, e em nenhum texto disse que acabou. A única coisa que fica claro, é que não existe mais, nas regras das Festas, são os sacrifícios de animais, pois Cristo morreu de uma vez por todas, se fazendo sacrifício eterno por nós na cruz do Calvário. Mas isto, não nos isenta de participar e celebrar das Festas de Deus, pois Ele mesmo quer se revelar a nós durante as mesmas.

Amados, pelo fato de passarmos a comemorar as Festas Bíblicas, não significa que nos tornaremos judeus. Mas, cristãos mais esclarecidos, com as características refinadas de uma fé cem por cento genuína e respaldados na Palavra, respeitando os princípios. O Judaísmo não é só uma religião: é uma base de princípios para o desenvolvimento da fé e da confiança integral em Javeh(Jesus).
Jesus é o centro de tudo; ele é judeu, e não romano, portanto, a base não é Roma é Jerusalém. Quando Ele voltar não vai pisar em Roma, vai para Jerusalém(Zc. 14:4). Por isso é fundamental arrancarmos as pedras que foram fincadas pelo caminho da nossa fé(festas pagãs) e prepararmos o caminho do Senhor(Is. 40:3). Entenda, Roma não deseja que nossos olhos sejam abertos. Roma quer nos prender ao paganismo. Esse paganismo se traduz na tentativa de deixar as festas bíblicas no esquecimento e de pegar as festas pagãs e tentar cristianizá-las. Porém, Deus abriu os nossos olhos. Não estamos mais debaixo da escuridão, pois o Senhor nos trouxe para a luz. Declare: As escamas estão caindo de nossos olhos. Estamos saindo do paganismo e voltando para Jerusalém(Is. 35:5)

Tudo que nós queremos é a genuína compreensão dos princípios bíblicos. Deus nunca mandou que celebrássemos algo que não tivesse um sinal espiritual, porém as Festas Bíblicas são um sinal que apontam para o nascimento – morte – ressurreição – retorno. Profetizamos que toda Igreja de Jesus voltará para os princípios bíblicos e celebrará com alegria as Festas do Senhor.

Sejam bem vindos às Festas do Senhor e seja abençoado!
Em Cristo, o Eterno,
Prs. AnJo


Bibliografia:
- A pessoa do Messias nas Festas Bíblica – Marcelo Miranda Guimarães – Ed. Min. Ensinando de Sião
- Babilônia & Roma – A diferença é o nome – Renê Terra Nova – Ed. Min. Intern. da Restauração
- Resgatando as raízes hebraicas da Igreja de Jesus, o Cristo – Ivan Barcellos Assunpção e Sérgio Paulo M. de Vasconcellos – Ed. Koinonia
- Símbolos e Festas – Doroty Cundari Marques – Ed. Shemá Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário