"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

sábado, 6 de fevereiro de 2010

FOCO DE 28 DIAS - JOB - 3a. ETAPA - MÊS DE FEVEREIRO

FOCO DE 28 DIAS – 3ª ETAPA – 7 DIAS – 15/02 à 21/02/10


JEJUM DE ESTER - Jejum, Oração e Bíblia



15º Dia – 15/02 – VIVER UM TEMPO DE REVELAÇÕES – II Rs. 6:8-19 – Am. 3:7

- Cremos que, durante o Jejum de Ester, Deus tem para cada um de nós um tempo de revelações.
- Revelação segundo o dicionário significa inspiração divina, manifestação, descoberta.
- Em Lc. 12:2 diz: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.”
- Os planos de Hamã não ficariam encobertos, se manifestaram pela luz. A partir desse jejum nada ficará encoberto na sua vida, tudo Deus te fará enxergar!

- Para vivermos um tempo de revelações precisamos:

1 – Andar em profunda consagração
- Et. 3:1,2, 5 - Mordecai não se curvava à vontade do inimigo! Não se dobrava! A nossa santidade traz à luz todas as coisas no mundo espiritual, e o que estava encoberto passou a ser revelado.
- Dn. 1:8 - Daniel não se contaminou e teve revelações dos sonhos de Nabucodonosor. Santidade é muito mais do que não pecar, é consagrar, é fazer a vontade de Deus, ser puro para ter a revelação de Jesus Cristo.

2 – Ter uma vida constante de oração e comunhão com o Senhor.
- Jr. 33:3 - Parece obvio, mais muitas vezes ignoramos isso. Somos consumidos pelo trabalho, estresse do dia-a-dia e desprezamos uma comunhão mais profunda, uma vida de oração. Se você ora, clama, o Senhor te faz enxergar o oculto e você não tropeçará.
- Dt. 29:29 - A oração traz o descortinar daquilo que está encoberto. Orar com toda perseverança e suplica.

3 – Querer enxergar a realidade do mundo espiritual
- II Rs. 6:16-17 – Eliseu enxergava o mundo espiritual. Não importa o que seus olhos enxergavam, ele sabia qual a revelação no mundo espiritual, a verdade é que o Senhor estava na guerra. Eliseu tinha essa revelação. Muitas vezes o que enxergo não é a realidade. Mordecai não via uma escrava, mas sim um rainha. Calebe não via um deserto, mas a terra. Só posso viver isso pela fé – II Co. 5:7 – Eliseu enxergava o mundo espiritual, viver um tempo de revelações e rasgar o véu, enxergar sem escamas – II Co. 4:4

- Quando vivo um tempo de revelações?

1 – Quando não sou manipulado pelos meus sentimentos
- Geazi era assim, se desesperou, mas Eliseu tinha paz, confiava no Senhor, pois já tinha a revelação. Fp. 4:6

2 – Quando nada mais estará oculto, tudo se manifesta pela luz – Lc. 12:2 – Mt. 10:2-6

3 – Quando enxergo o que outros não enxergam
- Eliseu era assim. E o Senhor lhe deu vitória.
- Você vai ter vitória, pois só você vai enxergar o que o homem natural não enxerga e isso te fará ter vitória, você é mais que vencedor, você é alguém diferenciado.

- Vou ter a revelação de mistérios que o mundo não tem quando:

1 – Andar no tempo perfeito de Deus e de acordo com a vontade dele – Am. 3:7

2 – Viver o livramento e levar cativo o inimigo – Et. 6:1-8
- Até aqui estava encoberto quem era Mordecai, mas agora tudo se revelou, com você será assim.
- Os planos de Hamã foram revelados e Mordecai foi levantado. Assim será na tua vida, todos verão a unção do Senhor sobre você e você terá um tempo de Purim.

DECLARE PROFETICAMENTE: “Eu profetizo que recebo hoje habilitação espiritual para ir diante do Rei dos reis e que eu e a minha família receberemos revelações para podermos sempre estar diante do Rei. E essas revelações me trarão grandes vitórias, livramentos e estratégias para eu viver a plenitude do Purim, em nome de Jesus, amém!


16º Dia – 16/02 – SER HONRADO PELO REI – Et. 6:9, 10

- Faz parte do processo que Deus tem para nós ser honrado pelo Rei, mas muitas vezes não enfrentamos com coragem o tempo e modo dessa honra. Mordecai era o homem que Deus desejava honrar, as anomalias (irregularidades) e idiossincrasias (manias) marcadas pela desonra não faziam parte do seu ânimo, disposição e intelecto. Era um homem honrado como Jesus, fazia parte do rol daqueles que estavam na rota daqueles que dariam certo, se superariam e atingiriam novos patamares espirituais, pois a honra de Deus traz esse objetivo: abençoa o povo, abençoa a obra e abençoa a si mesmo.
- A honra humana passa pelo conteúdo egoísta e mesquinho do homem, é para ele mesmo e provém dele mesmo, mas a espiritual tem uma origem – Deus.
- Tg. 1;16-18 – Et. 9:22

- Precisamos viver os quatro tempos para sermos honrados – Jo. 12:23-27

- Jesus sabia que a sua honra seria algo superior a tudo o que o homem poderia viver, essa é a nossa condição quando somos servos, pois ao servimos o Rei Jesus, colocamos nas suas mãos todas as nossas armas humanas e começamos a entender os caminhos espirituais dessa honra. Muitas vezes inacreditáveis, improváveis, dados como certos na forca, como foi para Mordecai, mas como o Senhor tem nos ministrado: O melhor de Deus ainda está por vir.

- Os tempos de honra são tempos de:

1 – De visão, de ter a percepção da honra
- Jó 14:21 - Um homem de honra é alguém sensível a voz do Senhor, que acredita no propósito e no modo em que Deus opera e a partir dele começa a vislumbrar um futuro. A honra humana faz com que você viva um momento apenas, não constrói uma liga com o amanhã. A prostituição, a mentira, as armações e toda sujeira do pecado desonram o homem feito a imagem e semelhança de Deus. Nós como igreja construímos para os nossos filhos, para a nossa geração, para o mundo e através da visão que é a percepção, vamos ver coisas ainda maiores. Veja de que fonte está vindo a tua honra.

- Neste primeiro tempo precisamos ter o discernimento, há um rei, que deseja me honrar, mas você pode me dizer, ele nem me conhece, mas o coração dele está nas mãos daquele que interfere, julga e move todas as coisas.

2 – De determinação, de tomar posse da honra.

- Jó 19:9 - Este é o momento crucial, vamos mergulhando em uma dimensão que não é cega, mas é poderosa para nos levantar e animar. Jó estava vivendo o momento de profunda solidão, vamos imaginar na vida de Mordecai, a sentença da forca estava determinada, a morte do povo judeu também, era o momento que Mordecai poderia falar: o plano deu errado. Mas um dia o rei não dormiu, algo começou a mudar, e declaramos para a tua vida, algo está começando a mudar na tua vida hoje, você vai viver o Purim como alguém honrado. Leia Hb. 3:17, pois essa honra espiritual não pode ser tirada da tua vida, persevere, conquiste para o Senhor, pois os planos do inimigo já foram frustrados, você é o homem que o Rei deseja honrar.

3 – De posicionamento, de se erguer para vivê-la.

- Jó 29:20 - Somente um homem como Jó poderia entender que o processo de Deus é algo incrível, absoluto. Declare: A honra de Jesus está em mim, estou forte como Calebe, e hoje eu assumo os possíveis gigantes da terra, e desde já profetizo, aquela terra é minha!

4 – De conquista, de afastar todo sentimento de derrota.

- Jó 30:15 - Na ótica real, realística, o rei havia dado uma ordem profética, faça ao meu servo Mordecai e não lhe omitas nada, pois o banquete para os servos de Hamã, seria o momento da sua reabilitação, mas no espírito de Mordecai, estava sacramentada a honra. O banquete era para o povo judeu. A festa está determinada para a sua casa, haverá felicidade, alegria, regozijo e honra, nada poderá mudar essa verdade. Então o seu papel é único, destruir com a espada os inimigos do povo de Deus.

Declare: Eu profetizo que a partir de hoje, me coloco embaixo de cobertura espiritual da minha igreja, igreja de Jesus Cristo, e que cada dia que passar, serei mais honrado pelo Rei dos reis. Declaro que eu e minha família será honrada pelo Rei Jesus. Amém!

- Quando recebo a honra, eu recebo:

* o anel de autoridade dos meus inimigos
* a casa dos meus inimigos
* o poder para anular todas as sentenças e decretos dos meus inimigos.

- Somos cartas de honra escrita pelo Senhor.

- II Co. 3:2-6 – O inimigo vai sair da minha presença desonrado, mas os atributos da honra espiritual, material estarão sobre a minha vida todos os dias, pois ninguém poderá me resistir todos os dias da minha vida em nome de Jesus.
- A sua vida hoje pode receber essa mudança de sorte, o Rei Jesus já fez isso pelas nossas vidas, comece hoje a escrever uma verdadeira história de sua vida, quebrando todas as sentenças que o inimigo colocou sobre a tua vida, em nome de Jesus!


17º Dia – 17/02 – VESTIR-SE DE AUTORIDADE – Et. 8:8-17

Deus deu ao povo uma autoridade. Ester e Mordecai receberam autoridade para escrever a lei a favor do povo de Deus, e assim escreveram que o povo de Deus teria o direito de se defender e resistir.
Deus não livrou o povo da guerra, Deus lhes deu o direito de resistir.
Temos autoridade para guerrear, temos o Senhor dos Exércitos ao nosso favor.
Deus nos dá é a autoridade de resistir, suportar e vencer.

- O valor das vestes sacerdotais.

- Assim é a Autoridade que a Igreja de Jesus Cristo esta vestida, em Mt 16:13-19, Jesus deu a um Apóstolo esta autoridade, como aconteceu com Mordecai. Desta maneira esta autoridade nos faz transformar em Cristo, o Pur em Purim. Jesus é o nosso Purim, a nossa mudança de sorte. Jesus deixou na terra uma igreja soberana, vestida de autoridade, incumbida de dar continuidade às Suas grandes obras e trazer o estabelecimento do Reino de Deus.
- Ap. 21:2 – Mt. 28:18-20 - Infelizmente, muitas pessoas vivem distantes dessa verdade espiritual porque são roubadas. Através da autoridade espiritual da igreja, vestida como noiva de Cristo, as portas do inferno não prevalecem contra ela(a igreja). Por isso, a guerra é constante e satanás tem como objetivo tirar as pessoas da cobertura da igreja. Fora dessa cobertura o homem está vulnerável às ações de satanás e passa a ser manipulado e enganado. Falta-lhe direção.

- Estar vestido de autoridade é:

1 – Exercer o governo – Is. 9:6
- Ester confiou no Senhor, buscou ao Senhor. Aquele que tem autoridade, não se curva diante da ameaça de Hamã, não se intimida, não é manipulado pelas circunstâncias e nem se curva diante das ameaças do inferno, pois sabe que quem está nele é maior do que aquele que está no mundo. É ousado em denunciar as obras das trevas. Faz o que o Senhor lhe determina. Fala o que tem que ser falado. É inconseqüente aos olhos humanos, mas governa com o Pai.

2 – Ligar e Desligar na terra – Mt. 16:18
- Mordecai pôde escrever uma nova lei, pôde ligar a vitória do povo de Deus aqui na terra contra o Pur.
- Durante muito tempo a igreja se manteve passiva por causa da falta desse entendimento, vendo o inferno avançar. Chegou o tempo de você exercitar a sua fé, ligando a salvação da sua família, a transformação dessa nação. Você será vestido dessa autoridade espiritual para viver os maiores milagres que você já viveu em sua vida. Leia Jr. 1:10

3 – É denunciar e trazer juízo aos inimigos de Deus – Et. 7:4-6
- Esse é o tempo em que Deus vai demonstrar o Seu poder e você será honrado como Seu servo. O que estava oculto será revelado. Os planos arquitetados contra sua vida serão desmascarados, em nome de Jesus.

- O que acontece quando eu estou vestido de autoridade espiritual?

1 – Milagres acontecem através da minha vida – At. 19:11, 12
- Você vai dar muitos frutos. O seu lugar não é curvado diante das situações do inimigo, encolhido em cavernas, mas, sim, frutificando para o Senhor.

Declare: “Eis-me aqui Senhor. Tu podes me usar.”

2 – Sou reconhecido no mundo espiritual – At 19:13-16
- Não há demônio que possa te resistir. Aonde você chegar, as portas vão se abrir.

3 – As obras do inferno são destruídas e o nome do senhor é glorificado – At. 19:17-20

- Deus nos deu autoridade para resistir:

1 – Resistir espiritualmente – Tg. 4:7 – Ef. 6:13
- Resistimos ao inimigo com a nossa fé, temos o poder do Espírito Santo para suportar as setas do maligno. Temos armas como o jejum e a oração e resistimos no espírito. O inimigo recua quando vê em nós o poder da resistência espiritual.

2 – Resistir fisicamente – Hb. 12:2 – II Co. 12:10
- Jesus suportou tamanha aflição e resistiu, suportou a cruz. Calebe e Josué resistiram no deserto até a promessa se cumprir. Deus nos dá saúde, força e poder de resistência física.

3 – Resistir na alma, sentimentalmente – Hb. 12:3
- O inimigo quer nos marcar sentimentalmente. Situações que nos machucam, ferem os nossos sentimentos. Ester e Mordecai viveram isso, mas resistiram. Davi viveu isso, foi traído pelo próprio filho Absalão, e ainda foi apedrejado por Simei, mas Deus lhe deu poder de resistência.

- Aquele que resiste:

1 – Alcança a promessa de Deus – Js. 14:8, 9
2 – Cresce e envergonha ao inimigo – Gl. 6:17
3 – Vive o Purim – Et. 9:1-3


18º Dia – 18/02 – LUTAR PELA FAMÍLIA – Et. 9:2

- Só se vence quando se tem uma aliança verdadeira.

- Ester se posicionou e foi perante o rei lutar pelo livramento de sua família e seu povo, ela se expôs a despeito do que pudesse acontecer – Et. 4:16.
- Ester lutou porque tinha uma aliança, um compromisso de amor com sua família e seu povo, venceu porque tinha uma aliança apostólica(um chamado) com Deus.

- Pelo poder da aliança:

1 – Eu venço a morte e vivo maravilhas na minha família – Lc. 8;49-56
2 – Eu alcanço a restituição de tudo que foi roubado da minha família – I Sm. 30: 7, 8
3 – Eu vivo a glória da 2ª casa, a restauração na minha família – Rt. 4;13-16

- O poder que há na aliança traz as seguintes bênçãos sobre nossas vidas:

1 – Nenhuma arma forjada prosperará contra a minha família – Is. 54:17
2 – Praga nenhuma atingirá minha família – Sl. 91:10
3 – Toda maldição será transformada em benção na minha família – Ne. 13:2
- Leia: At. 16:31 – Js. 24:15

- Como família tenha uma aliança com Deus. Seja fiel nos teus dízimos, ofertas e desafios. Seja a tua casa o lugar onde a obra de Deus tem espaço e o devorador jamais poderá tocar.

Declare: “Eu profetizo que a partir de hoje recebo o poder da aliança e com este poder, lutarei e vencerei pela minha família. Profetizo que, através dela serei um vencedor. Quebrado está todo o direito legal de satanás e seus demônios sobre a minha vida e sobre a minha família. Eu sou um(a) homem/mulher que tem aliança com Deus, com a sua Palavra, fui chamado(a) para prosperar. Em nome de Jesus, amém!


19º Dia – 19/02 – QUEBRAR AS SENTENÇAS NO MUNDO ESPIRITUAL – Jo 13:1-11

- A atitude de Jesus de lavar os discípulos com água era uma atitude profética, porque Ele disse a Pedro: “mais tarde vocês entenderão” – significa a mudança de condição espiritual dos discípulos através da lavagem da água.

- O que é sentença? É uma palavra ou uma condição que é colocada/imposta sobre a pessoa – a pessoa pode ou não assumi-la sobre si – quando ela faz isso, a sentença ganha poder sobre ela e passa a determinar os rumos em sua vida.

- A pessoa assume a sentença quando:

1 - É ignorante das verdades espirituais;
2 - É complexada e foi condicionada a isso;
3 - Está debaixo de dominadores familiares;
4 - Está acomodada e não luta para mudar a sua condição.

- O que pode liberar o homem de uma sentença é uma outra sentença que seja mais poderosa, que prevaleça sobre a anterior – tem que vir da boca de alguém que tenha poder de revogar a sentença anterior para nos dar uma nova condição.

- Esse alguém que é mais poderoso que todos é Jesus Cristo, e a sentença que revoga as sentenças anteriores é a Palavra de Deus – Jesus lavou os pés dos discípulos e disse: “vós estais limpos pela Palavra”.

- Leia em Sf. 3:14, 15 – Cl. 2:14, 15

- Para ter as sentenças contrárias desfeitas, temos que:

1 – Identificar a origem da maldição
- Toda maldição tem origem - (maldição sem causa não prevalece – Pv. 26:2) Mas muitas vezes a maldição vem por causa de consagração, pactos, etc.
- Assim como a bênção também tem uma origem, nós precisamos identificar a origem da maldição para que a sentença seja anulada.
- Agora, não é identificar a origem para ficar vitimado e pondo a culpa no passado – preciso identificar a origem para avançar e não pra me justificar – Fp. 3:13, 14
- Identificar a origem é fundamental para que haja libertação
- Você vai viver Lc 12: 2 – “não há nada encoberto...”

2 – Temos que andar em novidade de vida.
- Não adianta nada saber intelectualmente, fazer 10 mil curas interior, 200 mil simpósios de batalha espiritual e não mudar efetivamente nada no seu proceder – a malignidade vai continuar.
- A identificação da sentença tem que nos levar a tomar uma posição radical!
- Leia Rm. 6:1-4 – Ef. 5:8
- Declare: Pelas pisaduras de Jesus Cristo eu sou sarado!

3 – Tenho que andar embaixo da Palavra
- Se é a Palavra que nos faz limpos, que nos dá uma nova condição, então eu tenho que andar embaixo da Palavra. II Cr. 20:20
- É o que Deus disse a Josué no cap. 1 – leia!
- É a Palavra de Deus no livro de Tg. 1:21-25 Leia!
- Tem muita gente que vem no culto, acha a Palavra bonita, se arrepia e, quando sai e entra no carro acabou tudo – continua tudo igual na vida dele.
- Eu só quebro as sentenças quando eu ando 100% na Palavra – ainda que os meus olhos me mostrem o contrário, ainda que não haja evidencia de nada, eu sei: A Palavra é poderosa e não volta vazia!
- Nós precisamos nos deixar limpar pela Palavra de Deus.

- A Palavra tem o poder de quebrar as nossas sentenças quando:

1º lugar – Sentença do abandono
- O diabo é especialista em trabalhar a idéia de abandono nas pessoas.
- A Pessoa que se sente/se enxerga abandonada bebe águas de amargura
- Is. 43:1, 2 – Sl. 27:10

2º Lugar – Sentença de Fracasso
- Essas sentenças são tão sutis – estão nas entrelinhas – nos levam a crer que somos limitados, não nos enxergarmos no grande.
- Mas a Palavra em nós gera frutos – Is. 55:10, 11 – Jo. 15:16

3º Lugar – Sentença da acusação e da língua
- Jó 5:19-22 – Is. 54:17

4º Lugar – Sentença de enfermidade
- Is. 53 – Ex. 15:26

5º Lugar – Sentença de morte
- Sl. 107:19-20 – I Co. 15:55

- Leia Is. 1:19 – Is. 55:1-3

ORAÇÃO PROFÉTICA: “Eu quebro hoje, em nome de Jesus, todas as sentenças que foram lançadas contra a minha vida e contra a minha família. Recebo poder do Espírito Santo para quebrar e transformar as sentenças em bênçãos, em nome de Jesus, amém!


20º Dia – 20/02 - SAIR DA ESCRAVIDÃO FINANCEIRA – Et. 9:1

- Ester foi uma mulher que em tudo venceu a escravidão financeira, pois sendo escrava judia no meio de um povo venal e perverso. Ela foi agradável a Deus, isso fez com que ela vencesse todas as suas limitações, lamentavelmente, hoje as pessoas não têm esse tipo de postura diante de Deus, os homens se tornaram avarentos não tem sentimentos dirigidos pelo Espírito de Deus, aí está a explicação para tantos problemas e dificuldades financeiras que as pessoas tem enfrentado, pois desprezam deliberadamente o envio de Deus e sofrem as conseqüências em suas vidas.

- Hoje é um dia em que o Senhor nos chama para sairmos da escravidão financeira, e termos autoridade contra o devorador, e nos levantar para sermos cabeça e não cauda, em nome de Jesus!

- Leia Dt. 28:13

- Como sair da escravidão financeira?

1º Lugar – É ter uma oferta que repreenda o devorador – Ml. 3:11
- Ester tinha autoridade para reverter aquela situação, pois ela mesma havia sido uma oferta que tinha sido entregue ao rei, aqui está uma revelação poderosa para as nossas vidas, o Senhor fala em Malaquias: ”Por vossa causa, repreenderei...”
Essa é a Palavra, este é o sentimento, por causa da oferta de Ester os Judeus não foram consumidos, mas tiveram liberdade para vencer os seus algozes.
- Por isso tenha uma oferta no Altar, seja uma oferta no Altar, Deus te fará vencer o devorador em Nome de Jesus!

2º Lugar – É ter habilitação no mundo espiritual, para não ser escravo – Lc. 4:1-4
- O lugar de Ester não era de escrava, essa não era a vontade de Deus. O Senhor tinha um lugar de honra para que ela reinasse, assim como o lugar de Cristo não era ser alimentado por satanás, Jesus estava habilitado, pois Ele estava no deserto, mas era sustentado pelo Espírito.
- Lamentavelmente muitos no deserto sucumbem às tentações, talvez aos olhos humanos Ester e Mordecai poderiam fazer um acordo com Hamã, ou dado um jeitinho para que eles escapassem daquela situação, ficando assim a mercê da vontade do inimigo, mas pelo contrário, eles se habilitaram no mundo espiritual e venceram.

- O que acontece quando eu venço a escravidão financeira:
1 – Eu vivo a alegria – Ne. 8:10
2 – Eu vivo a felicidade – Ml. 3:12
3 – Eu vivo o regozijo – Is. 29:19
4 – Eu vivo a honra – Is. 61:7

- Leia Et. 5:2

Declare: “Hoje eu venço a escravidão financeira, profetizo que todos saberão que eu sirvo a um Deus que me libertou para prosperar, que eu a minha família viveremos o poder dessa palavra, e nada, nem ninguém vai me impedir de prosperar, tomo posse e declaro, da minha posição de sacerdote, assim como Ester venceu, eu vencerei, como Ester alcançou o favor do Rei, eu recebo em minha vida esta unção para viver o maior tempo de liberações na minha vida, em nome de Jesus!



21º Dia – 21/02 – FAZENDO PARTE DA MUDANÇA DE SORTE – Et. 8:6-8, 11, 12

- Sorte significa força que determina ou regula tudo quanto ocorre, e cuja causa se atribui ao acaso das circunstâncias ou a uma suposta predestinação. Destino, sina, adversidade, fatalidade; má sorte.

- Espiritualmente significa o destino que o diabo impõe, pois desde o Éden o inimigo vem sentenciando o homem, com o plano de destruir tudo que foi estabelecido pelo Senhor Deus. A perda de soberania em Adão levou o homem a andar caído e aceitar a sentença do inimigo. Através de Hamã a maldição do pur foi lançada de tal forma que a destruição atingiria a Mordecai, Ester e todo o povo judeu para consumi-los completamente. O pur era uma sentença de morte, sem alternativas de saída.

- As estratégias do diabo para não vivermos a mudança de sorte – II Co. 2:11 – Gl. 6:7, 8

- A nossa santidade é primordial nessa guerra porque obviamente se fizermos a vontade do diabo, colheremos a vontade do diabo. Ele tenta nos fazer enxergar que não há alternativas. Nos faz ignorar os seus desígnios. Atraindo para os mesmos. Fazendo desprezar o mundo espiritual. Não permite perspectiva de vitória. Tirando-nos do campo de batalha. É o pur do diabo.
- E como conseqüência abrirmos mão do chamado, da santidade e do caminho com Deus.
- Mas, Mordecai e Ester não eram apenas escravos judeus, que viveram num primeiro momento a má sorte porque viveram nas mãos do inimigo, vendo-o ocupar o lugar que lhes pertencia, tendo seus bens saqueados, sem poder dizer nada, sabendo haver uma sentença de morte. Submetendo-se a usar vestes de tristeza. Sem futuro familiar, tendo suas vidas marcadas pelo insucesso. Eles viveram tudo isso, porém, se mobilizaram debaixo do envio – do chamado que o Senhor os havia feito.
- Deus sempre nos dá uma nova oportunidade. As sentenças são afastadas quando tomamos um posicionamento espiritual. Mudando a Sorte e quebrando o destino que satanás havia colocado para destruir a nossa vida.
- Ainda que Mordecai e Ester vivessem no exílio, creram no resgate da sua soberania e trouxeram para o seu povo a mudança de sorte.

- A mudança de sorte consiste em:

- Deus pegar a própria condição contraria para transformar a maldição em bênção – a palavra Purim (mudança de sorte) deriva da palavra Pur (sorte). Significa que da própria maldição Deus vai produzir em nós o milagre. Por isso nada é definitivo em nossas vidas, a não ser aquilo que vem de Deus!

- Deus opera essa mudança de sorte da seguinte maneira:

1º - MUDANDO A NOSSA PRÓPRIA VISÃO PESSOAL:

a) Tendo visão empreendedora e ousada
· Mordecai enxergou o que ninguém enxergou – que Ester poderia ser rainha;
· Só pode ter a sorte mudada aquele que consegue captar uma visão de Deus (se os teus olhos forem bons...)
· A visão de Deus muda todas as coisas.
· Qual era o status pessoal de Ester? Escrava! Quais são as perspectivas de uma escrava? – não muda nunca – nem vai mudar.
· Deus mudou uma peça chave: colocou Ester num concurso de rainha – a partir daí tudo mudou, a começar de condição pessoal dela, Ester.
· Mas pra que essa condição pessoal pudesse mudar foram necessários alguns fatores que nós precisamos para viver essa mudança de sorte:

b) Tendo iniciativa
· Alem de enxergar, Mordecai teve a iniciativa ousada de inscrever Ester no concurso;
· Muitos só enxergam – sonham – contemplam de longe, mas a iniciativa (no Senhor) que temos, Deus usa para mudar a nossa sorte;
· Uma pessoa de iniciativas é uma pessoa de sucesso.

c) Tendo desprendimento(estar desembaraçado da sua própria condição – vencer a si mesmo)
· Ester, para ser rainha, precisava estar livre do estigma. Não podia ser uma escrava no espírito, ter a mente de escravidão. Ester precisava ser uma pessoa liberada.
· É impressionante – porque na condição dela – podia ser uma pessoa problemática, revoltada, cheia de traumas, pesada, mas não – Ester estava pronta (“acabou meu tempo de escrava? Amem. Agora vou reinar. Vamos lá. Eu estou na bênção e na vontade de Deus”).
· Se você estiver pronto, Deus vai mudar a tua sorte diante dos teus olhos!!!


2º DEUS MUDA NOSSA SORTE, MUDANDO A SORTE DO INIMIGO

· Quem era Hamã? O todo poderoso da Pérsia – mandava prender e mandava soltar - todo mundo tinha que se inclinar diante dele como se fosse o rei. E, o pior, esse homem todo cheio de poder era inimigo do povo de Deus.
· Quem já teve um inimigo como Hamã? É só Deus fazendo uma obra mesmo! Não tem chance humana (além de tudo o danado ainda era amigo do rei!)
· Só que acima de Hamã, acima do próprio rei, tinha um Deus poderoso que interferia! E nós temos um Deus poderoso que interfere pra mudar a nossa sorte. Amém!
· Quem era Mordecai? Um anônimo. Um ninguém. Até que um dia Deus incomodou o rei Assuero – começou a ler as crônicas...
· Deus mudou tudo – Mordecai ficou conhecido por causa da sua fidelidade, Ester alcançou graça e se tornou rainha – e Hamã? Hamã começou a cair em desgraça diante da unção e por fim, quando já estava caindo tropeçou em Ester! Is 10: 27 – “a unção despedaça...”
· O diabo tropeçou na pessoa errada!
· Você vai viver Dt 28:7 – Amém!


3º DEUS MUDA A NOSSA SORTE, DANDO GRAÇA DIANTE DO REI

· O rei Assuero amou a Ester. Essa graça vem do Senhor – Ele é quem coloca do Seu próprio sentimento no interior das pessoas que se relacionam conosco a fim de que sejamos abençoados, para que as portas impossíveis se abram.
· Profetizamos que o Senhor está te dando graça diante dos homens – diante dos teus familiares – diante dos poderosos da terra e as portas vão se abrir, em nome de Jesus! Leia Mq. 2:13.


- Quando Deus muda a sorte, dessa maneira também mudam:

1) Os relacionamentos
2) A condição pessoal
3) As perspectivas
4) A expectativa dos sonhos
5) A condição financeira
6) Tudo.


- Quando conscientemente desejamos fazer parte da mudança de sorte – Sf. 3:15-20

- A postura vitoriosa de Mordecai, desde o primeiro momento de nunca ter se dobrado diante de Hamã, garantiu a vitória para ele e todo o povo judeu. Mordecai e Ester em todo tempo tiveram um posicionamento de fé. Et. 3:2 - Não se dobraram diante das más noticias. Entenderam que a promessa é maior do que a adversidade.

- Na verdade quem anda na dependência do Senhor enxerga a Sua Glória. E quando nós nos revestimos da Autoridade que estava sobre Mordecai e Ester, temos duas atitudes:

1 - Não brincamos com Deus, mas tomamos posse das verdades espirituais.
2 - Plantamos a vontade do Senhor em nós, para que o Seu desejo se derrame sobre nós.

E o Senhor mudará a nossa sorte da seguinte maneira:

1º - Quebrando as sentenças do diabo que eram contra nós. Ou seja, tudo aquilo que é para o mundo um padrão não serve em nós. De escrava a rainha. De mendigo a primeiro ministro.

2º - Mudando a lei para nos abençoar e nos beneficiar. Até mesmo aquelas que ele mesmo estabeleceu. Exemplo: Mandar o sol e a lua pararem, leão não comer carne, um homem andar por sobre o mar, fogo não queimar o corpo, o mar se abrir...

3º - Rasgando os diagnósticos para mudar a nossa sorte – Cl. 2:14

- Atitudes que nos acontece quando sabemos que o futuro está em nossas mãos e que fazemos parte da mudança de sorte:

1 – Resgatamos a alegria e não nos dobramos diante das tristezas – Et. 9:22
- A alegria que eles viveram foi resultado da obra impossível que foi realizada, no mesmo dia da sentença de morte, veio o grito de alegria.
- Sl. 30:5 - Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. O Senhor é o nosso livramento. Ele cria para nós alegria – Is. 65:18 .
- Deus muda o nosso semblante – Pv. 15:13

2 – Passamos a viver a festa, o luto já não existe mais – Et. 9:19
- O tempo de festa marcado pelo Purim foi efetivado para ser celebrada perpetuamente - Et. 9: 28 e que estes dias seriam lembrados e comemorados geração após geração, por todas as famílias, em todas as províncias e em todas as cidades, e que estes dias de Purim jamais caducariam entre os judeus, e que a memória deles jamais se extinguiria entre os seus descendentes., o som festivo estaria presente para sempre, isto jamais caducaria.
- O luto é um tempo definido para chorar pela morte, mas a festa não tem tempo para acabar. Nós celebramos porque temos muitas realizações. A mudança de sorte chega para nós trazendo a marca de grandes realizações.
- Leia: Is. 61:3

3 – Vivemos a paz e não deixamos de celebrar cada conquista – Et. 9:22
- Vivemos a paz, pois os nossos inimigos estão debaixo dos nossos pés, não tem mais perturbação, nem intimidação, este é o tempo de paz – Fp. 4:9.
- A celebração do povo de Israel foi acima dos despojos conquistados dos que queriam ameaçá-los, esta mudança de sorte está sobre a nossa vida hoje, é tempo da nossa honra.

- Quando o Senhor derrama desse poder se manifestam as bênçãos da mudança de sorte:

1 - Autoridade para profetizar no vale de ossos secos. Fomos salvos pelo poder da ressurreição.
2 - Temos um futuro abençoado, haverá bom futuro. Ou seja, a verdade de Deus suplantará todas as nossas dificuldades.
3 - Temos sonhos, porque renascemos no Senhor. O Senhor já mudou a nossa sorte.

A nossa sorte foi mudada, significando a ressurreição e nossa nova vida no Senhor. Servimos ao Deus que nos dá sonhos.

- Leia Et. 8:16

Declare: "Toda enfermidade na alma, toda enfermidade no corpo, espírito de pessimismo e tristeza já não tem espaço em minha vida, porque esse espaço foi totalmente ocupado pela alegria do Senhor e pela minha salvação. Hoje a minha mudança de sorte traz: ressurreição, resgate de tudo aquilo que o diabo me roubou e a completa certeza de que Deus está no controle da minha vida. "

- A ordenança de Mordecai foi que se comemorasse com grande festa o Dia do Purim (da mudança de sorte) – que se fizesse banquetes... e a ordenança de Deus para o Seu povo é esta: que nós façamos festa pela mudança de sorte que Ele já nos deu;
- Porque viver a mudança de sorte passa por uma ação profética nossa. E agora, profeticamente, nós vamos fazer uma grande festa para celebrar a mudança de sorte que o Senhor já nos deu – ministerialmente, financeiramente, no casamento, na família, no corpo, na alma!

- Vamos comemorar a mudança de sorte nas verdades de:

- Fp. 1:6 e Rm. 8:31, 32

Ele já nos deu a salvação, agora Ele vai completar a obra em todas as áreas da nossa vida!!!


Observação – Entregaremos a 3ª parte do Jejum no dia 07/02(Domingo) ou se desejar pode baixar direto do Blog – http://www.missaocristaemniteroi.blogspot.com

Que o Senhor continua a te abençoar e a te fortalecer para juntos nos dias 27 e 28/02 estarmos celebrando a Festa de Purim, declarando os grandes feitos do Senhor em nossas vidas. Continue neste mover e receba as bênçãos que o Pai já tem liberado para as suas vidas e famílias. Faça a sua parte!

Em Cristo, o eterno,

Prs. AnJo

Nenhum comentário:

Postar um comentário