"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A procrastinação


A PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar é adiar sucessivamente as coisas que temos para fazer...


O que é a Procrastinação?

A procrastinação é uma tendência a adiar ou atrasar coisas que devem ser feitas. É muito frequente em situações de ansiedade e/ ou depressão. Umas das razões que leva a procrastinar é esperar até que sinta motivação ou força para agir, ou mesmo esperar que sinta bem para agir...


Mas se esperar até que se sinta melhor para agir, pode esperar muito tempo porque a motivação não aparece em primeiro lugar. É a ação que nos faz sentir melhor e que conduz à motivação.
Se reparar, à medida que vai realizando, nem que se seja uma pequena tarefa, vai-se sentido melhor e descobrir que afinal aquela tarefa que parecia a coisa mais desagradável do mundo afinal não é assim tão má.


Outra das razões que pode levar à procrastinação é o medo de falhar, especialmente nas pessoas que apoiam a sua auto- estima em realizações pessoais e em objetivos. Quando esta pessoa sente que falhou, num aspecto que valoriza, pode sentir que falhou como ser humano, o que é doloroso.


Isto faz com que o preço que sente que paga por "falhar" é demasiado alto, fazendo com que não arrisque, não experimente, porque o preço por falhar é muito alto. Na realidade, esta visão é distorcida porque é impossível não errar e é através da experiência e da aprendizagem com os "erros" que é possível crescermos e desenvolvermos. Ninguém está isento de erros e se não cometêssemos erros, não iríamos crescer enquanto pessoas. É através dos "erros" que é possível aprender; o mundo não seria insuportavelmente chato se fosse totalmente previsível e isento de erros? Ninguém consegue ter sucesso todas as vezes nem a nossa auto- estima deverá depender de uma condição, que seria " eu só tenho valor se atingir o sucesso"...


A questão anterior também se relaciona com o perfeccionismo, pois é uma meta inatingível (irrealista). Se estamos à espera de agir com a expectativa de atingir a perfeição, vamos esperar para sempre. Só de pensar na meta chamada "perfeição" pode ser muito angustiante e gerar uma tremenda ansiedade, o que pode paralisar a ação. Quem é que nunca se sentiu paralisado e exausto com a idéia de um desempenho imaculado, por exemplo, num emprego novo, ao falar em público, numa atividade completamente nova e estranha? O problema é que esta expectativa de perfeição coloca uma pressão enorme sobre nós, o que prejudica necessariamente o nosso desempenho. E se em alternativa tentarmos fazer o nosso melhor, para atingir o sucesso e baixar a fasquia "abaixo" da perfeição? Desta forma podemos manter um interesse em realizar as coisas com grande qualidade, mas sem a ansiedade inútil da fasquia "perfeccionista".


Estas são algumas das idéias que se podem esconder atrás da procrastinação, mas muitas outras podem existir para manter este "problema", na medida em que provoca insatisfação, diminuindo o sentido de controle das coisas e mesmo o sentido de valor pessoal, e desta forma, alimentar a depressão e a ansiedade.


Como Combater a Procrastinação?

Sabemos o que deve ser feito, até nos agendamos para isso, mas na hora, acabamos nos envolvendo em outras atividades e quando nos damos conta, o tempo já passou.
A eterna procrastinação, um problema comum e cotidiano para todos nós.


Algumas dicas para você vencer o espírito de procrastinação:

1 - Tire vantagem de seu HORÁRIO PRODUTIVO - cada um de nós tem aquele horário aonde é mais produtivo. Aproveite esse horário, (seja as cinco da manhã ou as 11 da noite) para seus projetos mais produtivos e importantes.


2 - Mantenha o FOCO - A Parte mais dificil é começar! - Tente manter o foco no inicio de sua atividade, o resto será bem mais simpes;

3 - Divida a tarefa em pequenos pedaços - Quando dividimos os projetos em pequenos pedaços, é mais simples ver os resultados, mesmo que pequenos, e assim se manter motivado.


4 - Coloque as tarefas mais complicadas no topo da lista - Isso lhe possibilitará usar mais energia no começo, mas no decorrer as tarefas mais simples exigirão menos esforço e por tanto serão mais leves.


5 - Dê pequenos prêmios a você mesmo - Um pequeno passeio, uma sessão de cinema, um café especial ou outra coisa que goste. Estabeleça a premiação pela tarefa escolhida. Leia Lc. 10:27b


A PROCRASTINAÇÃO TRAZ PREJUÍZOS IRREPARÁVEIS!

Amados,

Em Tiago 4:14 nos diz; "Vós não sabeis o que sucederá amanhã." Por tanto, tome uma postura, não fique adiando o que você pode resolver hoje! O senhor não nos chamou para comermos o pão da preguiça - Pv. 31:27.

Relacione as suas pendências, ore apresentando ao Senhor, se humilhe, apresente ao Pai arrependimento por este pecado, peça perdão, peça a sua ajuda para você vencer nesta área.

Agora, levante-se numa posição de olhar para Cristo(Hb. 12:1a), ser testemunha fiel e começar desde já a eliminar as pendências de sua vida. Deus te chamou para caminhar livre, sem pesos!

Que o Senhor te abençoe e te capacite para tomar atitudes e acessar o NOVO DE DEUS!

Prs. AnJo

Nenhum comentário:

Postar um comentário