"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dissimulação


DISSIMULAÇÃO

O que é dissimulação?

É O Ato de ocultar ou encobrir com astúcia; Não dar a perceber, calando; Não revelar seus sentimentos ou desígnios.Popularmente, o dissimulado é uma pessoa que propositadamente procura encobrir os seus sentimentos ou até atitudes, pois tem algum interesse em se manter assim, visando obter alguma vantagem da situação.

Certamente, todos nós temos encontrado e convivido com diversas pessoas assim, que possuem uma falha tão forte de caráter que julgam caráter das outras pessoas pelas deformidades do seu pensar e, não é raro, estas pessoas se tornam mesquinhas, egoístas, exclusivistas. Muita das vezes a pessoa é dissimulada não só para obter vantagem, mas por causa do medo que o outro o perceba e descubra que no seu interior, fervem sentimentos desajustados, inconseqüentes e, para muitos, incontroláveis.

A dissimulação é um enorme mecanismo de defesa, pois “o que tenho em mim, o que sinto dentro de mim ou minhas idéias e sentimentos são tão inconfessáveis, condenáveis ou egoístas, que eu não consigo dividir com ninguém o que vai no meu coração.”Por que será que um ser humano se torna assim?Para explicar um pouco melhor vamos, em primeiro lugar, afirmar que a dissimulação é uma das maiores doenças do nosso ego, se não for a maior. Entendemos que ela surgiu para encobrir as emoções negativas que foram geradas entre as nossas diferenças.

Chegou a hora de tirarmos as nossas máscaras do medo, da insegurança, da culpa, da ansiedade, da falta de transparência, pois o surgimento desses sentimentos nos levam a uma intensa necessidade de esconder os sentimentos, levando a pessoa à ser dissimulada.

Peça ao Espírito Santo de Deus para sondar o seu interior, varrer todo resquício de dissimulação e operar em seu ser, te levando a experimentar e a viver um novo nível de relacionamento com o PAI e com meu próximo, sem medo de ser quem o Pai projetou você para ser.

A pessoa dissimulada não revela as suas reais intenções. "Quando dissimulamos, não enfrentamos nossa verdade e fugimos de nossa realidade". Aquela realidade de conteúdos nossos ou dos outros, que não queremos enxergar. Ver a nossa realidade, muitas vezes dói. Também me fragiliza ver as coisas que não gosto em mim e que não quero, ou não sei como mudar.Como mudar uma estrutura cristalizada, arraigada, atrás da qual me escondo, para que ninguém veja a realidade de sentimentos e de alma?

Mexer com meu padrão mental e de vícios é uma coisa bastante difícil e poucas pessoas estão disponíveis para tal. Mexer dói, nos acovarda, nos diminui, nos afugenta de nós mesmos e aí a dissimulação entra para nos proteger(o Senhor não criou este sentimento), tentando manter a fantasia anteriormente estabelecida.
Como mudar?
A experiência tem nos mostrado que, em primeiro lugar, eu só mudo o que quero mudar. O segundo passo para a mudança é a intenção de mudar. É reconhecer que mudando serei melhor, que ganharei mais qualidade de vida. O terceiro passo é o comprometimento. Me comprometer com o objetivo da mudança, assumir responsabilidades, correr os riscos que qualquer mudança traz.
A Palavra de Deus em Romanos 12:2 nos convida à uma renovação de nossa mente. Mudança alguma ocorrerá se antes da intenção e do comprometimento, eu não tiver a consciência de que somente Jesus Cristo é a solução para todas as minhas questões, é Ele quem pode mudar, operar em toda a minha estrutura de pensar, sentir e agir . Só o Espírito Santo de Deus pode realizar tamanha mudança em seu caráter. Você está disposto? Então convide o Senhor para iniciar esta mudança em sua mente, em seus sentimentos e fazer de você seja uma pessoa verdadeira, transparente, sem medo, e segura em Cristo.

Que o Senhor te abençoe e te capacite para entrar neste tempo de mudanças!

Prs. AnJo

Nenhum comentário:

Postar um comentário