"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

domingo, 5 de setembro de 2010

Mensagem - 29/08/10



ESTABELECENDO UMA MENTALIDADE DE CONFIANÇA


Salmo 91.7-10 – "Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Se fizeres do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará á tua tenda."


Na semana passada aprendemos com o exemplo de Pedro, que possuímos uma mentalidade presa ao passado e suas experiências, fato que nos impede de acessarmos a nova estação de colheita. Colheita em todas as áreas.


Muito dessa mentalidade passada encontra-se travada pela falta de CONFIANÇA frente a uma promessa, já liberada, mas ainda não alcançada.


Nós não fomos treinados para o sucesso, para o prazer e para a conquista. Embora o busquemos, nos sentimos inadequados quando ele se manifesta. Uma das razões pelas quais isso acontece é porque o prazer sempre esteve ligado ao pecado, ao hedonismo, as orgias e descontroles.


Sabemos que todo prazer ou alegria que traz dor, não é um prazer verdadeiro.


Precisamos saber que o prazer e a alegria foram criados por Deus para nos dar forças. A Bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força.


Muitos de nós não tem forças para prosseguir na jornada da vida porque lhes falta a capacidade de desfrutar o prazer e a alegria; são pessoas tristes, cabisbaixas, negativas e sem sonhos.


Hoje Deus vai te sarar, te dar uma nova capacidade de ter prazer e alegria de forma saudável, e que não trará dor.


* quantos de nós não já se sentiu inadequado quando passou naquele concurso e na hora de assumir pensou: “eu não mereço isso”;


* outros sonharam com uma casa ou um apartamento e depois de algum tempo conseguiu alcançar a bênção, mas no momento de tomar posse pensaram: “é muita areia pro meu caminhão”;


* quantos têm uma promessa de Deus para a sua vida, mas pensam em seu coração: “eu não sou santo o bastante para merecer isso”; “Deus não pode me dar isso”; “essa promessa deve ser para alguém mais digno do que eu”;


O ser humano tem uma atração para o sofrimento e auto-comiseração, principalmente o brasileiro; há muita gente querendo ir pro Haiti hoje, não porque tem compaixão pelas pessoas que estão sofrendo, mas porque são atraídas pela tragédia, pelo sofrimento, pelo fracasso e pela dor. Quando ocorre um acidente diminuímos a velocidade do carro não para agirmos de forma ativa para ajudar de alguma forma, mas para ver a dimensão da tragédia.

Na verdade essas limitações revelam uma alma doente. Alguns chamam isso de baixa auto estima, outros chamam de espirito de inferioridade; seja o que for, são reflexos de uma alma adoecida que tem receio de viver e de ser feliz.


Essa patologia está diretamente ligada ao nosso histórico de formação quanto nação. É algo bem diferente do que ocorre no bloco conhecido como 1º Mundo. Em nosso caso obtivemos crescimento através da auto-comiseração(esp. De coitadinho), enquanto na maioria das nações desenvolvidas, obtiveram crescimento pelas conquistas(guerras). Isso impreguinou no povo, uma saudável atitude de conquista(esp. De guerreiro). Assim nações como os EUA cresceram e desenvolveram o fundamento que promessas precisam ser conquistadas. A própria Bíblia nos ensina que “NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA”.


Confrontamos essa mentalidade quando sabemos que as promessas de Deus:

* São um reflexo da Sua bondade, não depende de quem eu sou;


* Elas nos foram dadas em Cristo, a dignidade é dele;


* São conquistadas pela fé, não por merecimento, ou por necessidade;


Deus havia prometido uma terra a Israel. Uma terra que manava leite e mel; leite é sinônimo de afeto e mel é símbolo de prazer.


Números 13.25-33


Eram necessários somente onze dias de jornada de Horebe até Cades Barnéia, para que o povo de Israel alcançasse a terra de Canaã. O relato que os espias enviados para conhecer a terra, deram a respeito da qualidade da terra era exato; eles disseram: “ela verdadeiramente mana leite e mel”, e trouxeram do fruto da terra: um cacho de uvas tão grande que foi necessário dois homens para carregá-lo.


Eles constataram a promessa; viram que era exatamente como Deus havia dito; entretanto os seus olhos foram atraídos para as circunstancias, para os problemas e dificuldades: “o povo que habita a terra é poderoso, as cidades são fortificadas e ali vivem gigantes”.


Quando Deus nos dá uma promessa, ele também nos dá os meios para conquista-la!


O problema dos espias não era os gigantes que havia na terra, mas a mentalidade de escravos. Viam-se a si mesmos como gafanhotos. Uma cultura de escravidão havia sido desenvolvida por aquele povo nos últimos 400 anos de sua história, tornando-se uma fortaleza em suas mentes; não se sentiam capazes de desfrutar do prazer de possuírem uma terra; e não apenas uma terra qualquer, mas uma terra que mana leite e mel.

Hoje o Senhor quer nos libertar de uma mentalidade de escravo; e nos dar uma mentalidade de rei e sacerdote; Apocalipse 1.6 diz que Jesus nos fez reino e sacerdotes ...


QUAL CULTURA FOI DESENVOLVIDA EM SUA MENTE?


SUAS PRÁTICAS E INDICAM SUA CULTURA!


SUA MORADIA INDICA SUA CULTURA!


SUA FALA INDICA SUA CULTURA!


SUAS VESTES INDICAM SUA CULTURA!


SEU CULTO INDICA SUA CULTURA!


SEU DEUS INDICA SUA CULTURA!


MUDANÇA DE MENTALIDADE – DESENVOLVIMENTO DA CONFIANÇA


Para viver uma vida de rei e sacerdote que alcança a promessa é preciso:


1. Quitar o passado: O inimigo todo dia vem a voce com uma lista de pecados que já foram perdoados. Todo pecado confessado é pecado perdoado. Quando Caim matou Abel ele contaminou a terra com o sangue. Quando Jesus morreu e derramou o seu sangue sobre a terra ele redimiu toda semente de injustiça desde Caim até o dia de hoje. “Tudo está consumado”.


2. Recuperar a capacidade de rir: há pessoas que não riem mais; Estão duras, fechadas, tristes, mau humoradas, a alegria dos outros as incomoda. Não tenha vergonha de rir de uma boa piada, de algo engraçado, ria de voce mesmo. Voce sabia que o riso é um remédio? além de um prazer, o riso relaxa, diminui a tensão muscular, melhora a pressão arterial e produz energia.


3. Desfrutar da presença de Deus: precisamos aprender a desfrutar a presença de Deus. Quando nos reunimos o fazemos porque queremos que Ele venha e se faça presente entre nós. Queremos ver a sua bondade se manifestar entre nós. Muitas vezes é difícil para nós nos rendermos diante de sua face porque fomos feridos e magoados. Lucas 12.32 – Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.


4. Lutar, conquistar, tomar posse da terra: Deuteronômio 7.1 diz que é o Senhor quem nos introduz na terra para a possuir; é o Senhor quem vence os nossos inimigos mais numerosos e mais poderosos do que nós; a nossa declaração é a de Calebe: “Subamos animosamente e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela”, Números 13.30; “Se o Senhor se agradar de nós então nos fará entrar nessa terra ... como pão os devoraremos, Números 14.8,9.

Deus quer nos dar o prazer de tomar posse da terra ... e nessa conquista sabemos que o Senhor luta por nós. Em todo o tempo eu sei que “mil cairão ao meu lado, dez mil à minha direita, mas eu não serei atingido ... se eu fizer do Senhor o meu refúgio e do Altíssimo a minha habitação”.


Há uma segredo espiritual neste texto que vai liberar sobre sua vida uma nível de conquista e avanço que você jamais experimentou. Você precisa fazer do Senhor seu REFÚGIO e HABITAÇÃO.


Isso vai requerer uma mudança radical de atitude, mentalidade e cultura. Por sermos escravos durante muito tempo adquirimos inconscientemente a expectativa de buscarmos com nossas próprias forças REFÚGIO e HABITAÇÃO, pois o escravo não alcança essas bênçãos. Lembre-se da cultura dos KILOMBOLAS em nossa nação, lá naqueles espaços eles se achavam senhores de si mesmos.


REFÚGIO = Local para onde alguém foge a fim de estar em segurança; asilo, abrigo. Apoio, amparo, proteção; socorro:


HABITAÇÃO = Direito real que tem uma pessoa e sua família de habitar gratuitamente casa alheia.


Hoje alguns têm trabalhado ou trabalharam para o crescimento e enriquecimento de outros, assim entrou neles uma semente de DESCONFIANÇA, por isso se apegam as coisas materiais logo que vem a primeira oportunidade. Entregar tudo isso, ao novo e único “Kiryos”, constitui uma guerra interior.


O Senhor quer ser nosso REFÚGIO e HABITAÇÃO, e assim restituir a CONFIANÇA necessária para conquistar as promessas.


Que o Senhor te abençoe!

No amor de Cristo,

Prs. AnJo


Nenhum comentário:

Postar um comentário