15º MULTIRÃO DE ORAÇÃO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
EM SITUAÇÃO DE RISCO
O que é o Mutirão Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco?
O Mutirão Mundial de Oração (MMO) é a união de cristãos em todo o mundo para orar por crianças e adolescentes em situação de risco. Por iniciativa da Viva (www.viva.org), ele acontece há 15 anos em mais de cem países. Desde 2003 ele é também promovido no Brasil pela Rede Mãos Dadas. Em 2009, o Mutirão envolveu quase 60 mil pessoas de 428 organizações e igrejas, em 21 estados do país.
Até 2005, a campanha se chamava Dia Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco. No Brasil, desde 2003, decidimos chamar de Mutirão de Oração, porque reservamos não somente um dia, mas sim a primeira sexta-feira e o primeiro fim de semana de junho. A partir de 2006, a coordenação internacional decidiu reservar o primeiro fim de semana de junho para o que chamou de Fim de Semana de Oração.
O que é situação de risco?
Dentro de uma estrutura social baseada na segregação, crianças e adolescentes são impedidos de terem seus direitos fundamentais preservados. Persistindo as condições de vida atuais, não terão seus direitos assegurados no que diz respeito a uma vida digna e produtiva.
Há 15 anos!
O Mutirão Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco acontece há 15 anos em mais de cem países. No Brasil, a participação efetiva da Igreja Evangélica começou em 2003. Na época, registramos o envolvimento de 120 comunidades em 14 estados brasileiros. De lá para cá, a mobilização tem crescido. No ano de 2009, tivemos há participação de quase 60 mil pessoas de 222 igrejas e 206 organizações sociais oraram em 21 estados brasileiros. Contabilizamos 58.843 minutos de oração, isto é 980 horas e 43 minutos. Recebemos um número recorde de relatório: 204. Do total de participantes, apenas 30% eram crianças, o que confirma uma participação maior dos adultos nos momentos de oração.
Bons tratos para a infância
Desde 2009, o Mutirão de Oração faz parte da Campanha Latino-Americana pelos Bons Tratos da Criança “Ame seu próximo – bons tratos para a infância”.
O objetivo da campanha é fortalecer uma cultura de bons tratos, contribuindo para a prevenção e o combate à violência contra crianças e adolescentes. A campanha também quer desafiar a igreja a uma mudança de pensamento e atitude no que diz respeito à infância no continente latino-americano, caracterizado historicamente pela violência contra as crianças.
A campanha convoca a todos para a aprendizagem de uma comunicação mais saudável com a criança, por meio de ensino bíblico, modelos de trabalho e ferramentas efetivas para a promoção da proteção, do amor e da disciplina, com diálogo e alternativas de criação mais sábias.
Por que orar?
Por que cremos que a oração é uma ferramenta poderosa de Deus, que nos possibilita estar em todos os lugares(em espírito), abençoando e profetizando sobre todos aqueles que estejam precisando da intervenção de Deus, mudando sua realidade por meio da ação do Espírito Santo.
Quem pode participar?
O convite de Deus para fazer a diferença é direcionado a toda a Igreja, em todos os seus ministérios e instituições paralelas, aos cristãos de todas as idades. É importante que a Igreja atenda ao chamado para amar e cuidar dos pequeninos e reconheça a importância deles aos olhos de Deus, percebendo-se como instrumento do Senhor para salvar espiritualmente e resgatar socialmente as crianças e adolescentes em situação de risco.
Portanto, você é o nosso convidado! Venha orar conosco neste Domingo 06/06/10 às 19 horas na MCN e ser um agente de Deus usado para profetizar mudanças sobre as vidas de crianças e adolescentes que vivem em situação de risco em nosso bairro, cidade, estado e nação.
PAUTA DE ORAÇÃO
• Ore pelas crianças que vivem em orfanatos ou instituições no Brasil.
• Ore pelos que trabalham para localizar famílias adotivas para as crianças.
• Ore para que a sociedade civil responda às necessidades das crianças que precisam de adoção.
• Ore para que as crianças superem as dificuldades e possam sonhar e lutar por um futuro melhor.
• Agradeça pelas pessoas que estão respondendo com compaixão às necessidades de crianças em orfanatos cristãos e ministérios ao redor do mundo.
• Ore pelas crianças que sofrem abuso físico ou verbal dos pais ou outros adultos.
• Ore para que os pais aprendam a disciplinar os filhos sem cometer abusos. Para que brinquem, orem e abençoem seus filhos.
• Ore para que os adultos que não tratam bem as crianças mudem de atitude e reconheçam as necessidades das crianças.
• Ore para que governos reconheçam a importância da unidade familiar, valorizem o casamento e façam leis para proteger e ajudar a manter as famílias unidas.
• Ore pelas crianças que não podem ir à escola, seja por causa de incapacidades físicas ou mentais seja por trabalharem ou mesmo por não terem dinheiro para uniforme ou livros.
• Ore pelas organizações e ministérios cristãos que trabalham pela educação de crianças.
• Ore pelo suprimento diário de recursos financeiros e humanos para dar às crianças a oportunidade de aprender.
• Ore para que os governos mantenham os seus compromissos de prover educação para todas as crianças em idade escolar.
• Ore para que mais bondade, amor e comprometimento possam ser canalizados para aqueles que vivem na pobreza.
• Ore por uma melhora na prática dos governos na distribuição de ajuda, alimentos e recursos, para que as reais necessidades sejam atendidas.
• Ore para que haja menos mortes e sofrimento com doenças não tratadas.
• Ore para os governos criem leis em favor das crianças, de modo que elas tenham condições de fugir da pobreza e da falta de oportunidades.
• Ore para que mais famílias da igreja local estejam abertas para acolher órfãos do HIV/AIDS.
• Ore pelo fortalecimento dos casamentos e pelo compromisso com um parceiro sexual fixo, impedindo a propagação do HIV.
• Ore pelas crianças em situações de perdas como guerra, doença, catástrofe, etc.
• Ore pelas crianças que ficaram órfãs devido ao terremoto no Haiti. Que elas sejam protegidas e acolhidas por famílias amorosas e responsáveis.
Como Igreja de Cristo, temos a obrigação de orar, abençoar e profetizar sobre as nossas crianças e adolescentes. Seja um intercessor fiel!
Que o Senhor te abençoe grandemente.
No amor de Cristo,
Prs. AnJo
“Ele tomou as crianças no braços,
impôs-lhes as mãos e as abençoou”
(Marcos 10.16, NVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário