"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados de coração, apregoar liberdade aos cativos, a dar
vista aos cegos, a pôr em liberdade os
oprimidos, a anunciar o ano aceitável
do Senhor." Lc. 4:18, 19

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MÊS DE OUTUBRO E SEU SIGNIFICADO


Mês de Outubro e seu significado


Chegamos ao décimo mês do calendário natural (gregoriano). Outubro tem o seu nome devido à palavra latina octo (oito), pois era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.


Dez na Bíblia nos faz lembrar dos espias que deram um mau relatório ao povo de Israel. Abraão, na sua última tentativa ao interceder por Sodoma, pediu a Deus para ter misericórdia de toda uma cidade se nela houvesse DEZ justos.


No verso 10º da Bíblia, Deus diferencia a terra das águas, no Cap. 10 de Gênesis, vemos as gerações pós diluvianas, e no 10º livro da Bíblia que é II Samuel, começa com a morte de Saul e termina no capítulo 24 com Davi comprando a eira de Araúna edificando um altar onde oferece holocaustos e ofertas pacíficas que agradam ao Senhor a ponto da praga que havia atingido Israel cessar.


DEZ também é o número de Prova ou Teste, pois representa os 10 mandamentos e o dia da EXPIAÇÂO no sétimo mês(Tishrei). Neste ano o Senhor já nos havia dito que seria de testes, pois teremos as eleições mais agitadas da história nos últimos anos desde as Direta Já.


Mas DEZ, significa a o OBRA COMPLETA DE DEUS!


Como diz o Ap. Paulo em Fp. 1:6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

CALENDÁRIO ESPIRITUAL


Desde 18 de setembro já estamos em TISHREI, o sétimo mês Espiritual. O número 7 na Bíblia aponta para: plenitude, descanso e provisão do PAI.


Ao longo do calendário que DEUS estabeleceu desde Nissan (primeiro mês espiritual), temos as revelações através do FILHO nas FESTAS perpétuas e santas convocações. Por estas e muitas outras razões, estudiosos e religiosos aceitam que o 7º mês espiritual é também o início de um novo Ano Civil. Em especial neste ano temos a mudança da década, pois acabamos de entrar em 5771, década de AYIN (70 = olho, fontes, água).


TISHREI é uma palavra formada pelas três últimas letras do alfabeto hebraico, só que do fim para o começo. Tav, Shin e Reish, são estas letras, e isto aponta para um recomeço ou reflexão. Reforçando então o entendimento da reforma e restauração. TISHREI é conhecido como o mês dos FORTES, nele se dá o início do período de outono e inverno em ISRAEL e para nós primavera e verão.


A TRIBO ligada ao 7º mês(Tishrei) é a TRIBO DE EFRAIM, este foi o filho de José, seu nome vem do primeiro mandamento de DEUS para Adão no dia da sua criação – “frutifique e multiplique”. Ele também significa o dobro, fértil, dobrarei os frutos.


A LETRA que está ligada a este mês de Tishrei é LAMEDל que é a única letra do alef-beit cujo formato ascende acima do limite superior das letras. Seu símbolo aponta para o homem desejando ardentemente retornar para o Criador. Isto faz todo sentido principalmente no início desta década de AYIN, onde nossas mãos levantadas em clamor e adoração, trazem a revelação da palavra (ESPADA) de maneira que somos fortalecidos pelo SENHOR! Isto aponta para o RETORNO em YOM KIPUR e o início da NOVA ESTAÇÃO.


No calendário espiritual(conforme as escrituras) estamos na transição do mês de Tishrei(7º mês) para o mês de Bul(8º mês).


Onde o número Oito vem apontar para Aliança e novos começos.


BUL(8º mês) do calendário espiritual está registrado na Bíblia em I Reis 6:38 – ali encontraremos o fim da obra do Templo de Salomão, que foi inaugurado 11 meses depois, no 7º mês de Tishrei na Festa de Tabernáculos(I Rs. 8:2).


Este mês de BUL é marcado pela letra NUM = J que tem o valor de 50, e a tribo ligada à este mês é a TRIBO DE MANASSÉS = que significa perdão, aquele que faz esquecer, saltar, lançar para cima. Ela aponta para a luta(da alma) de José em perdoar os irmãos e esquecer das provas que passou.


Logo, este é o mês de avançarmos renovando a Esperança, lembrando o que nos disse o profeta Jeremias em Lamentações 3:21 – “Torno a trazer isso a mente, portanto tenho esperança.” Ou na versão NTLH:


“Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; como é grande a fidelidade do Senhor!”


Devemos encher nossa mente e coração com a Palavra de Deus, nos lembrando de Suas promessas e mais, que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pensamos ou pedimos segundo o Seu poder que em nós opera. Avancemos!

Ap. Mauricio Cundari Marques

Fonte: Portal Shofar

2 comentários: